Nova descoberta de dois corpos não identificados em Tarhouna, a sul de Trípoli
Tripoli, Líbia (PANA) - Dois novos corpos não identificados foram descobertos em duas sepulturas separadas durante uma busca em Tarhouna, a sul de Tripoli, anunciou sexta-feira uma equipa da Autoridade Pública para a Busca e Identificação de Pessoas Desaparecidas na Líbia.
A equipa recuperou o primeiro corpo terça-feira última, na área de Mashrou al-Rabt, de acordo com um comunicado divulgado um dia depois à noite pela Autoridade no seu website.
Quarta-feira última, o segundo corpo foi encontrado durante buscas na sede da Direção Central de Segurança da cidade, onde se acredita que, no local, haja uma vala comum com vários outros corpos sem vida.
A Autoridade tinha anunciado, domingo último, a descoberta de uma nova vala comum em Tarhouna, contendo cinco corpos não identificados, três completos e dois outros mutilados.
Em meados de julho último, a Autoridade Geral de Busca e Identificação de Pessoas Desaparecidas comunicou ter encontrado 226 corpos em valas comuns em Tarhouna e áreas a sul de Trípoli, desde a libertação da cidade a 5 de Junho das forças do marechal khalifa Haftar, autoproclamado comandante do Exército Nacional Líbio.
A cidade de Tarhouna e áreas a sul de Trípoli têm sido palco de violentos confrontos, há mais de 14 meses, entre o Exército leal ao Governo líbio de União Nacional e as forças de Haftar, depois de este último ter lançado, em abril de 2019, uma operação militar para assumir o controlo absoluto da cidade de Tripoli.
Uma Comissão para a Busca da Verdade sobre os Crimes na Líbia foi aprovada pelo Conselho das Nações Unidas para os Direitos Humanos.
Os seus membros já nomeados para iniciar investigações sobre as violações cometidas neste país da África do Norte.
-0- PANA BY/JSG/SOC/DIM/DD 11set2020