Agência Panafricana de Notícias

Nova condenação à prisão perpétua contra ex-ditador tusinino Ben Ali

Túnis, Tunísia (PANA) – O ex-Presidente tunisino, Zine El Abidine Ben Ali, foi condenado terça-feira por contumácia à prisão perpétua pelo Tribunal Militar de Sfax, no sul da Tunísia, por “homicídio voluntário”, soube-se de fonte judicial.

Ele foi julgado pela morte dum manifestante e pela lesão de dois outros durante a repressão das manifestações hostis ao seu regime realizadas em Sfax em janeiro de 2011.

No mesmo julgamento de Sfax, o ministro do Interior de Ben Ali, Rafik Belhaj Kacem, foi concenado a 10 anos de prisão, enquanto o seu então chefe da Guarda Presidencial, Ali Seriati, beneficiou duma absolvição.

É a terceira condenação perpétua pronunciada contra o deposto Presidente tunisino que beneficiou duma pena similar em junho e julho de 2012 pela repressão sangrenta das manifestações no noroeste do país e na região de Túnis.

Derrubado em janeiro de 2011 por um levantamento popular, depois de ter dirigido o país com duma mão de ferro durante 23 anos, o ex-ditador refugiou-se desde então na Árabia Saudita.

-0- PANA BB/AAS/IBA/FK/DD 30abril2013