Agência Panafricana de Notícias

Nova Zelândia apoia Angola para Conselho de Segurança da ONU

Luanda, Angola (PANA) - A Nova Zelândia juntou-se à China, Portugal e outros países no apoio à candidatura de Angola a membro não permanente do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) para o período 2015-2016, soube-se terça-feira em Luanda fonte oficial.

O apoio da Nova Zelândia, país que também está na corrida a uma das vagas no Conselho de Segurança da ONU na mesma categoria, foi manifestado por Don Mckinnon, enviado especial do primeiro-ministro neozelandês, John Key, em declarações à imprensa na capital angolana.

Falando no termo de uma audiência com o Presidente angolano, José Eduardo dos Santos,
Mckinnon disse que o primeiro-ministro John Key está apostado em conseguir o máximo de apoios e sabe que Angola tem interesse em ter bons aliados nesse desafio.

“Angola pode, desde já, contar com o voto da Nova Zelândia no processo eleitoral que vai decorrer em Nova Iorque, em meados de outubro deste ano, e espero que também possa apoiar o meu país quando chegar o momento da votação”, disse Don Mckinnon.

Sobre a cooperação bilateral, Don Mckinnon destacou a importância de os dois países trabalharem juntos e explorarem áreas de interesse comum, pois, disse, a Nova Zelândia tem especialização no domínio da agricultura e energias renováveis.

Segundo ele, a Nova Zelândia tem ainda grande interesse em cooperar com Angola nos domínios dos petróleos, minas e desenvolvimento de infraestruturas, e a disponibilidade em oferecer cursos de língua inglesa para funcionários do Estado angolano.

-0- PANA IZ 19março2014