Agência Panafricana de Notícias

Nouakchott alberga reunião da comissão mista de pesca Mauritânia/UE

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – A comissão mista mauritano europeia de pesca, criada para a implementação dum protocolo entre as duas partes, iniciou-se terça-feira em Nouakchott, soube a PANA de fontes oficiais.

Este encontro decorre sob a presidência conjunta do conselheiro técnico do ministro mauritano da Pesca e Economia Marítima, Cheikh Ahmed, e do presidente da seção dos acordos na Direção dos Assuntos Marítimos e das Pescas da União Europeia (UE), Roberto Savary, e vai servir para a avaliação da cooperação entre as duas partes no setor da pesca..

Ele deverá analisar a questão difícil da execução de um protocolo de pesca assinado a 31 de julho de 2012, ainda não ratificado pelo Parlamento Europeu, apesar da autorização da Comissão Europeia.

Este instrumento jurídico, de uma validade de três anos renováveis, deve render anualmente à Mauritânia 114 milhões de euros..

O último protocolo Mauritânia/UE abrange importantes inovações relativas ao ordenamento e à proteção do recurso haliêutico, em relação aos acordos precedentes, reservando exclusivamente a polpa à frota nacional..

Esta disposição está a ser combatida pelos profissionais europeus da pesca, nomeadamente os Espanhóis que constituem 60 porcento da frota europeia pescando nas águas mauritanas.

A reunião decorre na véspera da implementação de uma nova estratégia de pesca por Nouakchott cujo objetivo é desenvolver o setor preservando de modo sustentável o recurso marinho.

-0- PANA SAS/TBM/CJB/DD 17set2013