Nouakchott, Mauritânia (PANA) - Nouakchott alberga desde terça-feira uma reunião sobre a parceria entre a Mauritânia e a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), soube a PANA de fontes oficiais.
Este encontro de dois dias envolve vários departamentos ministeriais, incluindo comércio e indústria, finanças, desenvolvimento rural e atores do setor privado.
Ela tem como objetivo examinar minuciosamente um Acordo de Associação assinado entre as duas partes, a 5 de maio de 2017, e "compartilhar as necessidades prioritárias relacionadas aos compromissos assumidos pelas partes e propor uma implementação bem-sucedida".
A Mauritânia ratificou este acordo, em dezembro de 2017.
O Acordo de associação entre a Mauritânia e a CEDEAO abrange muitos aspectos, incluindo o reforço da cooperação em vários domínios de interesse comum, nomeadamente o estabelecimento de uma zona de comércio livre, a aplicação da Tarifa Externa Comum (TEC) para as alfândegas, a promoção da livre circulação de pessoas e bens e a liberdade de investimento, entre outros.
A CEDEAO é um mercado de 15 Estados com mais de 350 milhões de consumidores e um Produto Interno Bruto (PIB) de 730 biliões de dólares americanos, ou seja, uma das 20 maiores economias do mundo.
-0- PANA SAS/BEH/DIM/IZ 20março2019