Noruega financia setor de educação no Níger
Niamey, Níger (PANA) – A Noruega concedeu, terça-feira última, ao Níger dois milhões de euros, como a sua contribuição contínua para Fundo Comum para a Educação no Níger, soube a PANA de fonte oficial.
O acordo de financiamento sobre este financiamento foi assinado pelo ministro nigerino dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Kalla Ankouraou, e pelo conselheiro para o Níger e o Tchad, na Embaixada da Noruega, Johan Kristian Meyer, perto da República do Níger.
A este primeiro financiamento de dois milhões de euros seguir-se-ão fatias respetivas de três milhões de euros, em 2021, e, em 2022, revela a mesma fonte.
O fundo concedido ao Níger visa apoiar o setor da educação através dos investimentos na construção das salas de aulas, do reforço do sistema de planificação, da melhoria da qualidade do ensino.
Também tem como objetivo dar acesso à escola a mais alunos e manté-las no sistema escolar nacional, indicou Joham Krisitan Meyer.
Lembrou a importância dos desafios, reconhecendo que “o Governo nigerino tem uma boa política e uma forte vontade de mudar as coisas.”
A cooperação entre o Níger e a Noruega abrange, além do setor da educação, os da agricultura, incluindo o da adatação à mudança climática e o da saúde, nomeadamente o planeamento familial apoiado pelo Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP).
-0- PANA SA/IS/MAR/DD 10dez2019