Cartum, Sudão (PANA) - A Noruega disponibilizou 850 milhões de dólares americanos para a produção de eletroicidade e gás líquido, e o uso de gás queimado no processo de refinação de petróleo, soube a PANA de fonte oficial em Cartum.
Um acordo sobre este financiamento doi assinado domingo último entre os Governos sudanês e norueguês.
O convénio, que envolve a empresa norueguesa Norwegian Monitor Power e a do Sudão, Sudanese Sudapet Company, cuidará da proteção do ambiente.
O acordo inclui a produção de 460 megawatts de eletricidade, a produção de 350 toneladas de gás de cozinha, e de três mil toneladas de gás de petróleo liquefeito (LPG), saído dos blocos 4 e 6, no valor de 850 milhões de dólares americanos.
O diretor-geral da Sudapet Company, Ayman Abu Al-Goukh, assinou o acordo em nome do Governo do Sudão, enquanto Bjorn Aaserod o rubricou por conta da empresa norueguesa.
O subsecretário do ministério da Energia e Minas do Sudão, Hamid Suleiman Hamid, sublinhou a importância da exploração do gás que queimava, desde o início da produção petrolífera, na ausência das tecnologias apropriadas.
Considerou a assinatura desde acordo como um grande progresso para a exploração dos recursos, com vista a apoiar a economia nacional.
Explicou que o projeto, a iniciar-se em fevereiro próximo, pertence em 51 por cento à Sudapet Nacional Company e, em 49 por cento, à empresa norueguesa.
-0- PANA MO/M/NFB/JSG/FK/DD 20jan2020