Bamako, Mali (PANA) - O Governo chinês compromete-se a disponibilizar, para o Mali, uma subvenção no valor 4,5 biliões francos CFA para financiar projectos por determinar pelas duas partes, soube a PANA de fonte oficial.
Os fundos serão disponibilizados no quadro de um acordo de cooperação económica e técnica assinado, terça-feira, em Bamako, pelo ministro maliano dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional, Zeïni Moulaye, e pelo embaixador da República Popular da China no Mali, Zhu Liying, durante uma cerimónia para o efeito.
A assinatura deste acordo de cooperação económica e técnica é a implementação das oito iniciativas da última cimeira do Fórum de Cooperação sino-africain (FOCAC), realizada em Beijing nos dias 3 e 4 de setembro de 2018, lembra-se.
Para o embaixador chinês no Mali, a utilização deste montante será definida de mútuo acordo entre as partes, a fim de ser benéfica para o desenvolvimento económico e social do Mali e para o reforço da capacidade das suas instituições", tranquilizando que o seu país estará sempre do lado do Mali.
O ministro maliano dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional disse-se, por sua vez, "convencido de que este acordo abrirá ainda mais o caminho a outros".
A seu ver, o convénio chegou num momento de crise e declínio das receitas Estatais, num contexto marcado pela doença do coronavírus.
-0- PANA GT/JSG/DIM/DD 10 fevereiro2021