Nível de confiança dos empresários na UEMOA em alta
Dakar, Senegal (PANA) - O moral dos empresários no espaço da União Económica e Monetária Oeste-Africanas (UEMOA) é sólido, segundo o indicador do clima empresarial da zona pontuável para o mês de dezembro último que o Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO) acaba de divulgar, no seu site.
Na sua nota, o BCEAO indica que este indicador foi de 100,2, em dezembro de 2018, contra 99,4 em novembro de 2018, acima da sua tendência de longo prazo.
Para a autoridade monetária, isto traduz “uma opinião globalmente favorável dos empresários sobre a orientação da conjuntura na UEMOA”.
No mesmo tempo, observa o BCEAO, a produção industrial aumentou 3,9 porcento, em dezembro de 2018, numa base anual, após uma alta de 3,3 por cento, em novembro de 2018.
Por outro lado, o índice do volume de negócios do comércio a retalho, progrediu 5,6 porcento, em ritmo anual, após uma alta de cinco porcento registada no mês anterior, enquanto o índice do volume de negócios nos serviços comerciais sobressaiu-se em alta de 7,1 porcento em dezembro último, sublinha a nota.
Relativamente ao índice harmonizado dos preços no consumidor, ele progrediu, numa base anual, em 1,1 porcento em finais de dezembro de 2018, após uma realização de um porcento no mês anterior.
O Banco Central explica a ligeira recuperação do ritmo de progressão do nível geral dos preços pela componente "Alimentação", cuja contribuição para a inflação total sobressaiu-se em +0,1 ponto percentual, em finais de dezembro de 2018, contra -0,1 ponto percentual um mês antes.
Em relação ao aumento dos preços dos produtos alimentares, o mesmo "está ligado à subida dos preços dos produtos pesqueiros e dos legumes frescos, nomeadamente no Senegal e no Togo, em ligação com a baixa da oferta”.
-0- PANA OG/JSG/CJB/IZ 22fev2019