Agência Panafricana de Notícias

Nigerinos chamados a dizer em massa "sim" ao referendo

Niamey- Níger (PANA) -- A 48 horas do referendo, toda classe política nigerina apela a todos os Nigerinos para se mobilizarem domingo a fim de dizer maciçamente "sim" ao referendo sobre a nova constituição que deve inaugurar a 7ª República do Níger.
Segundo o presidente do Partido Nigerino para a Democracia e Socialismo (PNDS-tarraya), o referendo reveste toda a sua importância, pois esta nova constituição é sinónimo, para o Níger, dum regresso à democracia.
"Este projeto de constituição é um texto consensual e todos os partidos que participaram na realização deste consenso apelaram aos cidadãos para votarem maciçamente para sim", reiterou.
Para Cheffou Amadou, da Coligação Social e Democrata (RSD- Gaskia), esta constituição precisa duma adesão voluntária e consciente de todas as populações nigerinas.
"Queremos o bom êxito deste referendo.
Todos os partidos da Aliança das Forças Democráticas para a República (AFDR) aceitaram a nova constituição como o resultado dum consenso político para o nosso país", sublinhou.
Estes apelos da classe política nigerina visam corrigir as falhas duma campanha referendária tímida, até inexistente, e prevenir assim os riscos duma baixa taxa de participação.
Desde as primeiras eleições verdadeiramente democráticas de 1993, a taxa de participação nos escrutínios referendários no Níger varia entre 30 e 37 porcento.