Agência Panafricana de Notícias

Nigerinos aprovam reforma constitucional do Presidente Tandja

Niamey- Níger (PANA) -- Os Nigerinos aprovaram largamente o projecto de reforma constitucional submetido a referendo terça-feira última pelo Presidente Mamadou Tandja, segundo os resultados globais provisórios divulgados sexta-feira pela Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI).
O "sim" teria prevalecido com três milhões 740 mil 757 votos (92,50 por cento) contra 300 mil 339 votos contra (7,50 por cento) dos sufrágios.
Dos seis milhões 45 mil 140 eleitores inscritos, quatro milhões 126 mil 198 teriam participado no escrutínio, apesar do apelo para o boicote lançado pela oposição, o que corresponde a uma taxa de participação de 68,26 por cento.
O Tribunal Constitucional tem agora cinco dias para se pronunciar sobre os resultados que, se confirmados, vão permitir ao Presidente nigerino, Mamadou Tandja, ficar no poder por mais três anos após a caducidade do seu mandato regular a 22 de Dezembro próximo.
Além da prolongação do mandato do Presidente, o projecto de Constituição submetido aos cidadãos nigerinos institui um regime presidencialista e uma nova câmara, o Senado.