Agência Panafricana de Notícias

Nigerino à frente da União Africana das Telecomunicações

Niamey- Níger (PANA) -- Um Nigerino, Abdoulkarim Soumaila, foi eleito secretário-geral da União Africana das Telecomunicações (UAT), sexta-feira em Brazzaville, no Congo, soube-se no local.
Engenheiro das Telecomunicações, Abdoulkarim Soumaila era, até à sua eleição, diretor das Novas Tecnologias da Informação no Ministério nigerino da Comunicação, NTIC e Cultura.
No termo duma reunião dos ministros dos países membros da UAT, ele foi eleito após três voltas de escrutínio, face a três candidatos, dos quais um Nigeriano, um Sudanês e um Mauritano, para dirigir esta instituição nos próximos quatro anos, sendo o seu mandato renovável uma vez.
A UAT foi criada em 1977 como uma instituição especializada da defunta Organização da Unidade Africana (OUA) na área das telecomunicações, com vista a incentivar o desenvolvimento das infraestruturas e serviços das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (NTIC).
Durante quase 31 anos, a UAT coordenou as posições regionais nos fórums regionais, dando ênfase à normalização, às radiocomunicações e ao desenvolvimento das NTIC.
A maior realização da UAT é sem dúvida o seu papel chave na coordenação das necessidades de desenvolvimento das TIC em África para fazer face às normas mundiais.
Graças ao advento da Internet, da telefonia móvel sem fio e da convergência das redes, a conexão do continente ao resto do mundo conhece hoje um desenvolvimento satisfatório.