Agência Panafricana de Notícias

Nigerianos perdem cerca de $ 100 mil em ataques xenófobos na África do Sul

Lagos, Nigéria (PANA) – Os cidadãos nigerianos residentes na África do Sul perderam um milhão e 200 mil rands (99 mil e 281 dólares americanos) na sequência dos ataques xenófobos em curso neste país da África Austral, noticiou esta segunda-feira a imprensa nigeriana.

Segundo o cônsul-geral da Nigéria na África do Sul, Uche Ajalu-Okeke, estas perdas devem-se a saques e incêndio dos estabelecimentos comerciais dos cidadãos nigerianos, à destruição das suas oficinas, bem como ao incêndio de 11 veículos e ao roubo de dois outros.

« Os Nigerianos fizeram o balanço dos danos dos seus bens e eleva-se em um milhão e 200 mil rands, o que será notificado ao Governo Federal para que medidas sejam tomadas », disse o cônsul-geral.

Nenhum cidadão nigeriano morreu até agora nos ataques que fizeram pelo menos sete mortos em Durban e em Joanesburgo, mas o diplomata nigeriano afirmou que três compatriotas feridos em Durban foram tratados no hospital e tiveram alta.

Os Sul-africanos, que acusam os imigrantes africanos de ocupar os seus empregos, perpetram ataques contra eles há duas semanas, levando-os a refugiar-se em acampamentos.

Os ataques foram condenados em África, enquanto o Governo sul-africano se esforça para controlar a situação.

Vários países vizinhos, nomeadamente o Zimbabwe e Moçambique, anunciaram planos de evacuação dos seus cidadãos.

-0- PANA SEG/NFB/JSG/FK/TON 20abril2015