Abuja, Nigéria (PANA) - Com 573 novos casos de coronavírus registados segunda-feira, elevando o número total de infeções para 16.658, na Nigéria, o Centro de Prevenção e Controlo de Doenças (NCDC) alertou a população contra "quaisquer concentrações em massa desnecessárias".
O NCDC considerou também "socialmente inaceitável" sair de casa sem máscara.
A agência de saúde afirmou na sua conta Twitter oficial que existem no país 10.885 casos ativos, 5.349 pacientes recuperados e 424 mortos.
Dos 573 novos casos, o NDC salienta que o Estado de Lagos tem o número mais elevado, 216, seguido do Estado de Rivers com 103 novas infeções.
De acordo com a agência de saúde, o número crescente de infeções exige que os Nigerianos assumam a sua responsabilidade, especialmente através da utilização de máscaras, evitando as aglomerações e aderindo às regras de higiene, especialmente a lavagem das mãos.
Para a NCDC, "a saúde de cada um de nós depende das nossas ações colectivas".
Lamentou a atitude de alguns nigerianos que dão endereços e nomes fictícios quando são testados.
"Os resultados das amostras são garantidos. Não há razão para duvidar da realidade da covid-19, na Nigéria. Na verdade, pensamos que há mais casos do que aqueles que encontrámos. Por detrás de cada um destes números que reportamos diariamente, há seres humanos", indicou o NDC.
-0- MON/MA/NFB/DIM/IZ 16junho2020