Agência Panafricana de Notícias

Nigerianos da diáspora votam após eleições de 2011

Abuja- Nigéria (PANA) -- O Presidente da Nigéria, Goodluck Jonathan, garantiu, quarta-feira, que o seu Governo vai tudo fazer para que os Nigerianos da diáspora passem a votar após as eleições gerais de 2011.
Falando em Libreville, no Gabão, na cerimónia da celebração do 50º aniversário da independência deste país da África Central, Jonathan declarou ser impossível fazer votar os Nigerianos da diáspora em 2011.
Porém, disse, com a tecnologia moderna, tal como o sistema de votação eletrónica, o Governo vai garantir que eles exerçam o seu dever cívico durante as consultas eleitorais após 2011.
Sobre a questão da inscrição dos Nigerianos da diáspora nas listas de distinções nacionais, o Presidente Jonathan indicou que a instância competente do Estado vai doravante rever em alta o número de pessoas desta categoria no que diz respeito às nomeações para missões no exterior.
O Presidente revelou igualmente que ele vai distinguir, a título especial, 50 cidadãos nigerianos de diversos horizontes no quadro das comemorações do 50º aniversário da independência da Nigéria.
Ele felicitou de maneira particular a comunidade nigeriana no Gabão pela sua contribuição significativa à economia do país anfitrião e prometeu que o seu Governo vai resolver os problemas que ela enfrenta no plano consular.
O custo elevado das licenças de residente e dos vistos bem como as dificuldades para obter o passaporte da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e a emigração clandestina no Gabão de outras nacionalidades que transitam pela Nigéria estão entre as preocupações visadas.