Agência Panafricana de Notícias

Nigerianos ameaçados de passar festas de fim de ano na escuridão devido a défice de eletricidade

Lagos, Nigéria (PANA) – Devido à diminuição da produção de eletricidade de três mil 400 para dois mil 600 megawatts nestas últimas semanas, os Nigerianos poderão celebrar as próximas festas de Natal e do Ano Novo na escuridão.

O encerramento para reparação de várias centrais elétricas, a pressão de gás insuficiente e o fecho de algumas linhas de transporte de eletricidade fazem com que a maioria das famílias e das empresas no país mais povoado de África, com uma população de 15 milhões de habitantes, tenham apenas seis horas de eletricidade por dia.

Várias residências e diversos escritórios estão privados de eletricidade há vários dias, e o problema continua a agravar-se.

Segundo o diretor-geral da empresa nacional de eletricidade "Power Holding Company of Nigeria (PHCN)", Hussein Labo, citado segunda-feira pelo diário privado Punch, a produção de eletricidade continua a ser de três megawatts.

Porém esta afirmação não foi corroborada pela experiência dos consumidores, que recorrem aos geradores elétricos para ter eletricidade.

A produção máxima de eletricidade da Nigéria, que é inferior a quatro mil megawatts, está abaixo da procura que é superior a 25 mil megawatts.

A título de comparação, a África do Sul tem uma rede elétrica nacional com uma capacidade de produção de 40 mil megawatts para uma população que representa cerca de um terço da da Nigéria.

Como solução a longo prazo para esta crise energética, a Nigéria optou pela privatização deste setor que se inicia esta semana com a expressão de interesse dos investiores potenciais.

-0- PANA SEG/FJG/JSG/FK/IZ 13Dez2010