Nigeriano ocupa oitavo lugar no ranking de da Bola de Ouro
Dakar, Senegal (PANA) - Um nigeriano, Victor Isimhen, melhor futebolista africano na classificação final da Bola de Ouro "France Football" (França Futebol), revelado segunda-feira à noite em Paris (a capital francesa), ocupa o oitavo lugar, soube a PANA de fonte desportiva.
Este é o pior desempenho dos jogadores africanos desde 2017, com a 21.ª posição dum gabonês, Pierre-Emerick Aubameyang.
Já na edição anterior, um senegalês, Sadio Mané, ficou em segundo lugar, atrás apenas dum francês, Karim Benzema, que tinha sido coroado.
Este ano, ele certamente pagou um preço alto pela sua ausência do último Mundial no Qatar, devido a uma lesão.
Campeão da Itália pelo Napoli e atacante da temporada passada no Calcio, o “atacante mascarado” nigeriano ainda faz entrada notável na lista do troféu individual mais cobiçado do futebol.
Osimhen terminou à frente de outros dois formidáveis atacantes, um polonês do FC Barcelona, Robert Lewandowski (12.º) e um inglês, Harry Kane (19.º), transferido nesta época do Tottenham (Primeira Líga inglesa) para o Bayern de Munique (Bundesliga, Alemanha).
Outros africanos bem colocados no ranking da Bola de Ouro deste ano de 2023 são um egípcio do Liverpool, Mohamed Salah (11.º), e um guarda-redes marroquino do Sevilla FC, na Espanha, e do Al-Hilal na Arábia Saudita (13.º).
Um seu camarada camaronês, André Onana, está na 23.ª posição.
-0- PANA BKN/JSG/MAR/DD 31outubro2023