Agência Panafricana de Notícias

Nigeriano lidera Federação de Jornalistas Africanos

Lagos, Nigéria (PANA) – O presidente da União dos Jornalistas Nigerianos (NUJ), Muhammed Garba, foi eleito à frente da Federação dos Jornalistas Africanos (FAJ), durante o terceiro congresso desta organização, em Casablanca (Marrocos), noticiou o diário local “Vanguard".

Ele integra o Comité Permanente de nove membros da FAJ, depois de obter 68 votos, contra 29 para o seu predecessor, o Somalí Omar Osman.

Uma outra Nigeriana, Fatimah Abdulkareem, foi eleita vice-presidente do Conselho Pan-africano do Género da FAJ.

Vinte e oito países-membros participaram neste congresso de dois dias realizado de 30 a 31 de março de 2013, durante o qual a Nigéria beneficiou do direito de voto mais elevado de África com 10 delegados.

O congresso alertou sobre a insegurança crescente no norte da Nigéria, os raptos e os assassinatos de jornalistas neste país e instou o Governo nigeriano a adotar uma lei que proteja a vida dos jornalistas preconizando uma cobertura de seguro realista para os jornalistas nigerianos.

No seu discurso de agradecimentos, Garba, igualmente presidente da Associação dos Jornalistas Oeste-Africanos (WAJA), declarou apreciar a confiança depositada nele e instou a esforços concertados na luta contra a intimidação dos jornalistas em vários países africanos como Angola e a Etiópia, entre outros.

Garba garantiu que ele colaborará estreitamente com a Federação Internacional dos Jornalistas para garantir a proteção e melhorar as condições sociais dos jornalistas africanos.

-0- PANA VAO/FJG/JSG/IBA/FK/TON 03abril2013