Agência Panafricana de Notícias

Nigeriano detido por falsificação de dinheiro em Cabo Verde

Praia- Cabo Verde (PANA) -- A Polícia Judiciária de Cabo Verde (PJ) anunciou, terça-feira, a detenção dum indivíduo do sexo masculino de nacionalidade nigeriana, suspeito da prática continuada de crimes de burla qualificada, traduzida na falsificação de dinheiro, soube a PANA de fonte policial.
Na posse do cidadão nigeriano, detido em flagrante delito na vila de Santa Maria, na ilha cabo-verdiana do Sal, foram encontradas notas de euro falsificadas, num montante total de 49 mil unidades.
A detenção resultou da denúncia de um turista alemão que teria sido vítima de burla por parte do Nigeriano, que o convenceu a entregar- lhe um montante de quatro mil euros para, mais tarde, receber em troca uma quantia superior.
O Nigeriano foi apresentado ao Tribunal Judicial da Comarca do Sal para o primeiro interrogatório judicial, tendo ficado em regime de prisão preventiva.
Nos últimos tempos, vários cidadãos em Cabo Verde têm sido vítimas de burla, tendo como base o recurso ao estratagema conhecido por "nota preta".
Trata-se de um estratagema, através do qual os burlões conseguem convencer as vítimas a entregar-lhes uma determinada quantia para ser transformada num montante mais elevado.
Acontece, porém, que os burlões acabam por desaparecer sem deixar rastos, ficando as vítimas impossibilitadas de receber de volta o dinheiro entregue aos mesmos.