Agência Panafricana de Notícias

Nigeriano detido em Cabo Verde por tráfico de droga

Praia- Cabo Verde (PANA) -- Um cidadão nigeriano de 33 anos foi detido segunda-feira na ilha cabo-verdiana do Sal por suspeita de ser o dono de 2,5 quilos de cocaína apreendidos pela Polícia Judiciária (PJ) na posse duma jovem no Aeroporto Internacional Amílcar Cabral, soube a PANA na Praia de fonte policial.
A jovem detida, natural da ilha cabo-verdiana de Santiago, foi surpreendida pela PJ pouco depois de ter desembarcado num voo proveniente de Portugal.
A cocaína apreendida, com elevado grau de pureza, estava dissimulada na mala de viagem da jovem que terá indicado à PJ o nome do destinatário, detido pouco depois.
Os dois foram apresentados ao Tribunal da Comarca do Sal na tarde de segunda-feira para a legalização da prisão, até ao seu julgamento.
Esta apreensão da droga, ocorrido num voo proveniente de um país europeu, leva a crer que os traficantes podem estar a alterar o circuito habitual por eles utilizado até agora para fazer entrar no mercado internacional a cocaína produzida na América do Sul.
A maior parte das apreensões feitas nos últimos anos nos aeroportos cabo-verdianos ocorreu nos voos provenientes do Brasil, de onde as redes internacionais de narcotráfico faziam enviavam droga para o arquipélago através de “correios”, para mais tarde ser encaminhada para a Europa.