Agência Panafricana de Notícias

Nigeriano com 86 esposas apresenta queixa por negação de registo eleitoral

Lagos, Nigéria (PANA) – Um cidadão nigeriano com 86 esposas e uma família de cinco mil pessoas ameaçou processar a Comissão Nacional Eleitoral Independente (INEC) da Nigéria por ter recusado o registo dos membros da sua família durante as operações de inscrição nas listas eleitorais recém-terminadas neste país da África Ocidental.

Shehu Jubril, advogado do célebre polígamo identificado como Pa Abubakar Masaba, declarou aos jornalistas que bandidos impediram os agentes da INEC de registar os membros da família deste último em Bida, no Estado do Niger, no norte da Nigéria, e acusou a Polícia de conspiração com estes bandidos por nada ter feito para os impedir.

O advogado indicou que Pa Masaba procurava compensação junto da justiça, considerando que a recusa de registro dos membros da sua família equivale a uma violação dos seus direitos humanos fundamentais.

Embora a operação organizada em três semanas em todo o território tenha terminado sábado, a INEC prolongou-a por dois dias em algumas partes do país onde imprevistos impediram o arranque do processo.

Contudo, os agentes da INEC no Estado do Niger afirmaram que desconheciam o rumo de Pa Masaba e não deram nenhuma indicação quanto às possibilidades de resolver esta situação.

-0- PANA SEG/NFB/JSG/MAR/TON 07fev2011