Agência Panafricana de Notícias

Nigeriano Godson Njoku nomeado PDG da Shell Gabão

Libreville, Gabão (PANA) – O Nigeriano Godson Njoku foi nomeado presidente-diretor-geral (PDG) da Shell no Gabão, em substituição do Britânico Adrian Drewett, em serviço de novembro de 2008 a julho de 2013, soube a PANA esta terça-feira junto da companhia petrolífera em Libreville.

O novo PDG da Shell no Gabão afirmou que as prioridades da empresa para os próximos anos serão orientadas em três pólos - continuar a garantir a integridade dos ativos e a segurança das instalações da companhia para assegurar uma produção petrolífera fiável ; reforçar as relações com os parceiros da empresa e trabalhar para o desenvolvimento do pessoal em termos de competências e de oportunidades de carreiras.

A Shell, que está instalada no Gabão há 53 anos, é a primeira operadora petrolífera do país e produz cerca de 65 mil barris de petróleo por dia, o que corresponde a 30 porcento da produção nacional.

O número de empregados da Shell no Gabão passou de 500 para mais de 600 pessoas numa dezena de anos, dos quais 85 porcento Gaboneses.

Presente no Gabão desde 1960, a Shell dispõe dum capital de 15 biliões de francos CFA (um dólar americano equivale a cerca de 500 francos CFA) controlado em 75 porcento pelo grupo Royal Dutch Shell Plc e em 25 porcento pelo Estado gabonês.

-0- PANA LAW/TBM/IBA/FK/TON 02julho2013