Agência Panafricana de Notícias

Nigeriana nomeada chefe da missão das Nações Unidas na República Centro-Africana

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, nomeou quinta-feira, Margaret Vogt, da Nigéria, enquanto representante especial e chefe do Gabinete Integrado para o Reforço da Paz das Nações Unidas na República Centro-Africana (BINUCA).

Um comunicado das Nações Unidas transmitido à PANA, em Nova Iorque, indica que a Nigeriana substitui neste cargo a Etíope Sahle-Work Zewde.

O comunicado sublinha que o Secretário-Geral exprimiu o seu reconhecimento a Zewde pelos « seus sólidos esforços para a promoção da paz, da segurança e do desenvolvimento na República Centro-Africana ».

« Ele agradeceu-lhe particularmente pela sua liderança na instauração da missão integrada para o reforço da paz », sublinha o comunicado. Vogt traz para este cargo 34 anos de experiência nacional, diplomática e académica em África.

Ela é atualmente diretora adjunta da Divisão Africa I no Departamento dos Assuntos Políticos do Secretariado das Nações Unidas. Antes, ela foi afetada ao Gabinete Político das Nações Unidas para a Somália enquanto representante especial adjunta interina do Secretário-Geral.

Vogt ocupou o cargo de diretora do Programa África na Academia Internacional da Paz e professora de pesquisa associada no Instituto Nigeriano dos Assuntos Internacionais.

Ela é titular de um mestrado em Relações Internacionais pela Universidade novaiorquina de Columbia.

-0- PANA AA/VAO/LSA/TBM/SOC/MAR/IZ 20maio2011