Agência Panafricana de Notícias

Nigéria vende 70 porcento das suas ações em empresas distribuidoras de eletricidade

Lagos, Nigéria (PANA) – A Nigéria prevê vender 70 porcento das suas ações em 11 empresas de distribuição de eletricidade a novos investidores, no quadro da sua operação de privatização do seu setor da eletricidade, anunciou esta quarta-feira a imprensa local que cita o Escritório das Empresas Públicas (BPE).

As 11 empresas de distribuição foram criadas na sequência da dissolução da Power Holding Company of Nigeria (PHCN).

Um comunicado do BPE precisa que 10 porcento das ações restantes serão oferecidos aos Governos dos Estados onde as centrais elétricas estão localizadas, ao passo que 18 porcento porcento serão vendidos por intermédio duma oferta pública inicial.

O comunicado não indica, entretanto, a soma esperada pelo Governo da venda destas ações, mas sublinha que as receitas serão transferidas para a conta da federação com vista a uma distribuição a todos os níveis do Governo.

O BPE declarou em junho último ter selecionado 525 ofertas para a próxima ronda do processo de privatização e acrescentou que os licitantes retidos deverão pagar 20 mil dólares americanos para cada ativo que eles quererão comprar e assinar um acordo de exclusividade antes de entrar em negociações.

-0- PANA VAO/NFB/JSG/FK/IZ 21set2011