Agência Panafricana de Notícias

Nigéria retoma transporte de peregrinos para Arábia Saudita

Lagos, Nigéria (PANA) - A Nigéria anunciou a retomada do transporte aéreo dos peregrinos para a Arábia Saudita, apesar da expulsão de mais de 500 dentre eles pelas autoridades sauditas, bem como a detenção de mais de mil outros, alegadamente por eles terem sido acomapanhados por tutores de sexe feminino.

A retomada dos voos, suspensos na sequência da controvérsia sobre a detenção e a expulsão de Nigerianas, foi anunciada sábado último pela Comissão Nacional de HADJ (encarregue de coordenar estas viagens religiosas).

"A suspensão do transporte dos peregrinos termina a partir de sábado à meia-noite e retoma tão logo quanto possível com a rotação das companhias aéreas", declarou a jornalistas em Abuja, a capital federal do país, o presidente da NAHCOM, Mohammed Bello.

Ele indicou que a decisão de retomar a ponte aérea segue-se ao exame da Comissão das questões relativas ao repatriamento de algumas peregrinas da Arábia Saudita, sem dar pormenores.

Bello indicou que cerca de 16 mil viajantes se preparam para efetuar a deslocação a Mecca, terra santa dos muçulmanos, na Arábia Saudita.

Os representantes da Nigéria e da Arábia Saudita empreenderam negociações para encontrar uma solução para a crise, mesmo se os membros duma equipa nigeriana de alto nível, criada para o efeito ainda não obteve vistos de entrada para a Arábia Saudita.

-0- PANA SEG/ASA/SSB/MAR/DD 30set2012