Agência Panafricana de Notícias

Nigéria renova acordo de parceria energética com Alemanha

Lagos, Nigéria (PANA) – O Governo nigeriano reafirmou o seu acordo de parceria energética com a Alemanha para reforçar as relações bilaterais entre os dois países e corrigir o seu défice energético, noticiou esta quarta-feira a imprensa local.

O acordo, resultante de um Memorando de Entendimento assinado pelos dois países em 2008, foi prorrogado por cinco anos, precisa a mesma fonte.

O secretário permanente do Ministério da Eenergia da Nigéria, Godknows Igali, rubricou o acordo em nome do seu país no termo de dois dias de reunião com a parte alemã em Abuja.

Segundo ele, esta prorrogação era necessária após um exame minucioso das conquistas desta cooperação nos últimos cinco anos.

Para Igali, a parceria envolvia diferentes projetos portadores de um duplo objetivo visando pôr termo à severa penúria energética na Nigéria, e a realização de projetos no quadro da parceria reforçará a rede nacional elétrica de seis mil 500 megawatts.

O responsável da delegação alemã, Haral Braun, afirmou, por seu lado, que o objetivo da parceria é produzir 600 megawatts, só a partir da energia solar.

Segundo Braun, igualmente secretário de Estado e vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, várias zonas foram identificadas para este fim.

"Priorizámos a energia renovável com o apoio dos Nigerianos. Temos o mapa solar do país e tencionamos produzir 500 megawatts a partir da energia solar dentro de cinco anos", concluiu.

-0- PANA SB/SEG/NFB/JSG/FK/IZ 23out2013