Abuja, Nigéria (PANA) – Um segundo caso de coronavírus (Covid-19) foi assinalado segunda-feira na Nigéria, anunciou o ministro nigeriano da Saúde, Osagie Ehanire.
Trata-se duma pessoa que estava em contacto com o paciente zero, um cidadão italiano, que introduziu o coronavírus na Nigéria, segundo o governante que cita um tweet do Centro Nigeriano de Luta contra as Doenças (NCDC), publicado no mesmo dia.
Este segundo caso faz parte das pessoas postas de quarentena e representa um contacto do caso em apreço no Estado de Ogun, atualmente no isolamento depois de testado no quadro da "nossa estratégia" que visa submeter ao teste todos os contactos do paciente índex, disse Ehanire, citando o tweet.
Frisou que esta nova estratégia, recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), deverá permitir a peritos encontrarem casos infetados, mesmo os assintomáticos.
Recentes, prosseguiu, estudos mostraram que o reforço do controlo, o isolamento de contactos e, em particular, a busca de contactos reduzem o risco de propagação do Covid-19, explicou.
"Todos os outros contactos do caso em apreço em Ogun e no Estado de Lagos continuarão em isolamento, e testes serão efetuados àquele que ainda não o tenham feito”, indicou o governante.
-0- PANA MON/AR/NFB/JSG/FK/DD 10março2020