Agência Panafricana de Notícias

Nigéria regista primeira morte devida à gripe suína

Lagos- Nigéria (PANA) -- A Nigéria registou o seu primeiro caso de morte na sequência da pandemia da gripe A/H1N1, anunciou o Ministério nigeriano da Saúde.
Num comunicado publicado na capital federal, Abuja, segunda-feira, o Ministério identificou a vítima como sendo uma mulher de 38 anos que reside em Lagos (capital económica do pais), diagnosticada positiva ao vírus da gripe A/H1N1.
"Ela era originária do Estado de Bayelsa (sul), mas vivia em Lagos.
Ela deslocou-se aos Estados Unidos, há três meses.
Adoeceu há seis semanas e morreu terça-feira 5 de Janeiro corrente no Hospital Reddington de Victoria Island, no Estado de Lagos.
"O Ministério Federal da Saúde, em colaboração com o Ministério da Saúde do Estado de Lagos, recolheu amostras nesta paciente e, nas pessoas que a rodeiam, para efectuar buscas mais aprofundadas.
Oito das quarenta amostras recolhidas nas pessoas que a rodeiam revelaram- se positivas", lê-se na nota.
Embora um falecimento precedente tenha sido atribuído à pandemia da gripe A/H1N1 em Dezembro de 2009, o Ministéro sublinhou que a vítima morreu antes de amostras terem sido recolhidas, o que fez com que a causa da morte não podesse ser confirmada.
Os dados publicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que na data de 10 de Janeiro de 2010, 13 mil 554 falecimentos foram registados no mundo, enquanto mais de 208 países e territórios ou comunidades assinalaram casos da mesma patologia confirmados por testes de laboratórios.
De todos os falecimentos, 131 foram registadas pelo Gabinete Regional da OMS para África no entanto o falecimento da paciente nigeriana não figura ainda na gráfica da OMS, indica-se no comunicado.