Agência Panafricana de Notícias

Nigéria regista 12 mortos em nova onda de violência em Jos

Lagos, Nigéria (PANA) – O recrudescimento da violência étnico-religiosa na cidade de Jos, no norte da Nigéria, fez 12 mortos quinta-feira, elevando para 19 o número de pessoas mortas na região durante as últimas 72 horas, indicou sexta-feira o jornal local "Punch".

Segundo Abrhama Yiljap, comissário para a Informação e Comunicação do Estado de Plateau, do qual Jos é a capital, um recolher obrigatório de 24 horas foi imposto na localidade de Barkin Ladj, onde se iniciaram os últimos atos de violência.

Yiljap acrescentou que cerca de 60 pessoas foram detidas no quadro destas violências, nas quais duas igrejas, uma escola islâmica e mais de 20 edifícios foram incendiados em Barkin Ladi, onde cristãos e muçulmanos se confrontam.

Entre as vítimas desta onda de violência figuram o agente da Polícia Daylop Pinda, a sua esposa, e quatro filhos do conselheiro municipal, Pam Choji.

Para Yiljap, as causas verdadeiras destes últimos incidentes não foram determinadas, mas um residente indicou que se seguiram a um ataque de represálias para vingar o assassinato de três jovens cristãos por presumíveis criadores foulanis muçulmanos.

A população local cristã e os criadores nómadas muçulmanos confrontam-se regularmente neste Estado pelo poder político, pela propriedade das terras e pelos direitos de pastagem.

-0- PANA SEG/FJG/JSG/CJB/IZ 25nov2011