Agência Panafricana de Notícias

Nigéria regista 10 execuções extrajudiciais por semana

Lagos, Nigéria (PANA) – A Nigéria regista 10 execuções extrajudiciais por semana, 95 porcento das quais não foram esclarecidas, indicou este domingo a imprensa local, citando a Organização não Governamental de Assistência Jurídica "LEDAP".

A ONG indicou igualmente que cerca de duas mil 800 execuções extrajudiciais são registadas cada ano na Nigéria, a maioria das quais cometidas por grupos criminosos.

« Cerca de 16 porcento são obra de agentes do Estado a maioria das quais não foram esclarecidas, enquanto os autores continuam em fuga», segundo as declarações do coordenador nacional da ONG, Chino Obiagwu.

Ele afirmou que a maioria das 420 execuções extrajudicias, das duas mil 800, são imputadas à Polícia que, por seu lado, afirma tratar-se geralmente de disputas em controlos rodoviários e de liquidações de pessoas suspeitas de assaltos à mão armada ».

Chino Obiagwu declarou que os assassinatos não esclarecidos encorajam eventuais criminosos e que o aumento da taxa de impunidade é um sinal de que a Nigéria está a tornar-se num Estado febril.

-0- PANA SEG/ASA/SSB/FK/IZ 6nov2011