Agência Panafricana de Notícias

Nigéria quer registar 70 milhões de eleitores no novo ficheiro

Lagos- Nigéria (PANA) -- A Comissão Nacional Eleitoral Independente da Nigéria (INEC) visa um objetivo de 70 milhões de eleitores no quadro da nova operação de inscrição, soube-se de fonte oficial.
O Governo aceitou elevar o seu orçamento para 70 biliões de nairas (cerca de 500 milhões de dólares americanos) para estabelecer um novo ficheiro eleitoral na perspetiva das eleições de 2011, de acordo com a fonte.
O presidente da INEC, Attahiru Jega, declarou quarta-feira à imprensa, em Abuja, que estas novas inscrições poderão decorrer entre a última semana de Outubro e a primeira semana de Novembro próximos se os fundos pedidos forem desembolsados a tempo.
As eleições deverão realizar-se em Janeiro de 2011, na sequência das recentes emendas feita à Constituição Federal pela legislatura.
Partidos da oposição e organizações da sociedade civil afirmam que apenas a elaboração duma nova lista eleitoral garantirá o êxito das eleições no próximo ano.
O ficheiro existente seria maciçamente falsificado por inscrições múltiplas, pela presença de estrangeiros e de pessoas menores.
A Nigéria tem uma longa tradição de eleições falsificadas, mas o Presidente nigeriano, Goodluck Jonathan, prometeu que as eleições de 2011 serão livres, justas, credíveis e transparentes.
No entanto, se trata lá duma tarefa difícil para um país onde os responsáveis políticos se dão encontrões para ocupar postos eletivos, indica- se.