Agência Panafricana de Notícias

Nigéria quer duplicar produção de cacau

Lagos, Nigéria (PANA) – A Nigéria tomou disposições para aumentar a produção de cacau para 500 mil toneladas nos próximos dez anos, relatou quinta-feira a imprensa local.

Segundo o diário privado Vanguard, esta alta da produção seria possível graças à distribuição aos produtores de sementes de cacau híbridas disponibilizadas pelo Instituto de Pesquisa do Cacau.

A semente de cacau híbrida levará dois ou três anos para amadurecer, contrariamente ao período de maturidade de cinco anos das antigas sementes, informou o jornal.

"O Governo Federal investe muito na produção do cacau e na regeneração das fazendas, distribuindo aos produtores sementes híbridas", disse Israel Ikwejulor, diretor do Serviço Federal de Inspeção da Produção, citado pela fonte.

"Produzimos atualmente cerca de 250 mil toneladas de cacau, mas o Governo está determinado a duplicar esta produção para 500 mil toneladas por período nos próximos 10 anos", acrescentou Ikwejulor.

A Nigéria é o quarto produtor mundial de cacau com vastas terras e condições meteorológicas favoráveis e o apoio do Governo aos produtores, disse Okwejulor otimista quanto à realização deste objetivo.

Apesar de ser um grande produtor de cacau, afirmou, a Nigéria não é o consumidor do produto, o que é um obstáculo à transformação do cacau em bolos, licores ou pó.

-0- PANA SB/MA/FJG/BEH/IBA/CJB/DD 28mar2014