Agência Panafricana de Notícias

Nigéria quer aumentar custos administrativos para bilhetes de avião

Lagos- Nigéria (PANA) -- A Nigéria projecta aumentar, este ano, o montante dos custos admnistrativos cobrados pelas companhias aéreas para bilhetes de avião e concedidos à Autoridade da Aviação Civil (NCAA) a fim de atenuar os custos dos acidentes aéreos para famílias de vítimas, soube-se quinta-feira de fonte oficial.
Os custos cobrados pelas companhias aéreas vão certamente aumentar, mas isto não as liberta das suas obrigações de pagar uma compensação, declarou o director-geral da Autoridade Nigeriana da Aviação Civil (NCAA), Harold Demuren.
Os custos em curso são de 5 por cento do valor dos bilhetes de avião.
A percentagem do aumento projectado não foi precisada, de acordo com a nota.
Segundo a Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), as companhias aéreas devem pagar 100 mil dólares americanos (aos parentes das vítimas) por passageiro como compensação em caso de falecimento.
Porém, as famílias das vítimas dos últimos acidentes aéreos na Nigéria estiveram confrontadas com intermináveis discussões com as companhias aéreas para o pagamento desta compensação.
"Nós sabemos que nenhuma soma de dinheiro pode ressuscitar um morto, mas companhias aéreas devem fazer o que elas são obrigadas a fazer", declarou Demuren.
A gestão do fundo projectado será garantida pelo Banco Central da Nigéria e pela Sociedade Nacional de Seguro da Nigéria (NICON), de acordo com a mesma fonte.