Agência Panafricana de Notícias

Nigéria prorroga prazo para levantamento de cartões de eleitor

Lagos, Nigéria (PANA) – A Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI) da Nigéria prorrogou por quatro semanas o prazo para o levantamento dos cartões de eleitor biométricos, na sequência do adiamento por seis semanas das eleições gerais no país.

Os Nigerianos que ainda não levantaram os seus cartões podem fazê-lo agora, após o prolongamento da data limite de 8 de fevereiro para 8 de março de 2015.

A secretária-geral da CENI, Augusta Ogakwu, anunciou segunda-feira o prolongamento das operações, explicando que "o levantamento dos cartões continuará durante quatro semanas suplementares, até 8 de março de 2015".

Lembre-se que a CENI anunciou, a 7 de fevereiro último, um adiamento por seis semanas das eleições gerais por razões de segurança.

Assim, as eleições presidenciais e legislativas vão realizar-se a 28 de março próximo, em vez de 14 de fevereiro corrente, enquanto as para governadores e legislativas locais estão previstas para 11 de abril próximo, em vez de 28 de fevereiro.

Segundo a CENI, até ao presente apenas 45 milhões dos 68 milhões e 800 mil eleitores inscritos levantaram os seus cartões, o que representa quase 65 porcento dos inscritos.

-0- PANA SEG/NFB/JSG/FK/IZ 10fev2015