Agência Panafricana de Notícias

Nigéria pronta para imprimir nota de maior valor facial

Lagos- Nigéria (PANA) -- A empresa nigeriana de impressão de notas bancárias e moedagem iniciará a impressão, antes do final do ano, das notas de mil nairas ($ 1=103,62 nairas), o maior valor facial atribuído a uma nota neste país da África Ocidental, anunciou o seu director Ehi Okoyomen.
Citado quinta-feira pelo jornal Financial Standard, Okoyomen disse que, depois de ter reforçado as suas capacidades, a empresa de impressão das notas está doravante pronta para imprimir nairas que até agora estão a ser impressos no estrangeiro.
Ele declarou que o mesmo trabalho feito no local permitiria ao país poupar milhões de dólares pagos às empresas estrangeiras.
Criada em 1963 pelo Governo nigeriano, com a colaboração da De La Rue du Royaume Uni, a empresa nacional de impressão das notas e moedagem é a única do género na sub-região africana.
O Banco Central da Nigéria, em nome do Governo nigeriano, detém 77 por cento das acções desta empresa, enquanto o escritório das empresas públicas possui 20 por cento, cabendo a De La Rue du Royaume Uni 2,94 por cento.
Desde a sua criação, esta firma produz notas e moedas para o Banco Central e produz igualmente uma larga gama de documentos de segurança para estabelecimentos governamentais, bancos comerciais e empresas importantes.