Nigéria promete cumprir obrigações no domínio de vacinação
Abuja, Nigéria (PANA) - O Presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, declarou terça-feira que o seu país continua comprometido e focado em encontrar maneiras sustentáveis de financiar as suas obrigações em matéria de vacinação.
Dirigindo-se aos membros da Aliança Mundial para Vacinas e Vacinação (GAVI), em Abuja, Buhari agradeceu à GAVI pelo seu apoio, que ultrapassou um bilião de dólares americanos de 2001 até ao momento, nomeadamnete através do fornecimento de vacinas para milhões de pessoas em todo o país.
"Temos vários desafios fiscais e de segurança que dificultam a nossa capacidade de financiar totalmente as vacinas até 2021, como inicialmente planeado.
"Estou, portanto, muito satisfeito por a GAVI ter alargado o seu período de apoio ao cofinanciamento de 2021 a 2028, e também ter afetado mais de três biliões de dólares de novos financiamentos para vacinas, infraestruturas da cadeia de frio e fortalecimento dos sistemas de saúde em todo o país", afirmou.
O Presidente Buhari prometeu que o Governo federal nigeriano continuará a fornecer fundos de contrapartida e estratégias para melhorar gradualmente a sustentabilidade fiscal até 2028.
Seth Berkley, que liderou a delegação da GAVI, saudou o que ele chamou de "aumento da cobertura nacional de imunização entre 2016 e agora", dizendo que a excelente colaboração interministerial ajudou a alcançar este marco.
Ele exortou os governos estaduais a investirem na vacinação, acrescentando que a redução da pobreza igualmente deve ser um objetivo.
-0- PANA MON/AR/AKA/BEH/DIM/IZ 18dez2019