MAR/DD
Agência Panafricana de Notícias
Nigéria promete apoiar Burundi no que for necessário
Abuja, Nigéria (PANA) – A Nigéria apoiará o Burundi de várias formas, se necessário, no espírito de solidariedade e fraternidade africana, afirmou o Presidente nigeriano, Muhammadu Buhari.
O Presidente fez este anúncio terça-feira no State House (Palácio Presidencial), em Abuja, a capital federal do seu país, quando recebia o um enviado especial do seu homólogo burundês, Evariste Ndayishimiye, que lhe transmitiu uma mensagem deste último.
O Presidente Buhari , num comunicado divulgado pelo seu porta-voz, Femi Adesina, disse estar ansioso pelas eleições e pela reforma da Nigéria, já que cumpriu os dois mandatos exigidos pela Constituição do seu país.
Relativamente ao pedido de ajuda, no domínio do abastecimento de energia, em especial combustíveis, por parte do dirigente do Burundi, ele respondeu que sabe como se sente um país que sofre com a escassez de energia elétrica.
Prometeu ir pedir à Agência Nacional de Petróleo da Nigéria para examinarr o pedido.
Por sua vez, o enviado o Presidente Ndayishimiye, Audace Niyonzima (ministro burundês das Finanças, Orçamento e Planeamento Económico) aproveitou a ocasião para apresentar votos de Feliz Ano Novo enviados por este último aos nigerianos e ao Presidente Buhari.
Também desejou sucesso à Nigéria eleições gerais bem-sucedidas marcadas para fevereiro e março de 2023.
"Rezamos para que as eleições sejam pacíficas e bem-sucedidas, para que a Nigéria mantenha a sua reputação de bastião de paz e estabilidade", concluiu.
-0- PANA MON/MA/NFB/JSG/MAR/DD 04jan2023