Agência Panafricana de Notícias

Nigéria projeta criar 50 mil empregos em Lagos

Lagos, Nigéria (PANA) – O projeto de metro ligeiro de três biliões de dólares americanos em Lagos vai permitir criar 50 mil empregos quando for executado cabalmente em 2012, segundo a empresa que supervisa este empreendimento.

O diretor-geral da Autoridade do Transporte de Lagos Métropolitain (LAMATA), Dayo Mobereola, anunciou esta cifra quando inspetava o projeto quarta-feira, indicou a referida empresa num comunicado.

Já cerca de duas mil pessoas foram empregadas no quadro da fase de construção do projeto, denominado Blue Line (Linha azul).

LAMATA, uma agência do Governo estadual de Lagos, supervisiona igualmente o sistema Bus Rapid Transit (BRT), que possui vias reservadas para autocarros de caráter comercial.

"O BRT gera atualmente mais de 5 mil empregos e o metro poderá criar, por sua vez, cerca de 50 mil. Antes de o projeto do metro arrancar totalmente, outros serviços anexos vão se desenvolver e favorecer mais oportunidades de empregos. Assim, a ciração de empregos será enorme", disse o patrão de LAMATA.

O metro ligeiro será explorado por um concessionário que vai fornecer carruagens, explorando-as e fornecendo o pessoal, indica o comunicado.

-0- PANA SEG/FJG/JSG/IBA/CJB/DD 20jan2011