Nigéria proíbe uso de motos em sete Estados do país
Abuja, Nigéria (PANA) – O Exército nigeriano anunciou domingo a proibição do uso das motos, particularmente nas zonas florestais de sete Estados do noroeste e do centro-norte, onde atuam redes criminosas e bandos armados.
Segundo o porta-voz do Exército nigeriano, coronel Sagir Musa, os Estados do noroeste abrangidos por esta proibição são Katsina (Estado de origem do Presidente Buhari), Kano, Sokoto, Zamfara, Kaduna e Kebbi. O único Estado do centro-norte na lista é o do Níger.
Num comunicado, o coronel Musa preveniu que qualquer pessoa em flagrante delito de uso destas motos nas zonas indicadas será considerada como "um bandido, um criminoso armado e um raptor e as consequências serão terríveis".
Para justificar tal medida, o porta-voz do Exército indicou que o Exército observou no decurso do tempo que as motos foram utilizadas pelos bandidos armados, pelos raptores, pelos elementos criminosos e pelos seus colaboradores para facilitar os seus crimes hediondos, em particular nos Estados situados na zona geopolítica do noroeste.
"É o que influenciou esta decisão e diretiva que proíbe o uso das motos nas zonas interiores do país, particularmente em torno das florestas onde os bandidos, os criminosos armados e os raptores se escondem bem como em torno das zonas onde o Exército leva a cabo operações ao lado de outras agências de segurança”, afirmou.
Segundo ele, a decisão poderá causar incómodos para alguns cidadãos que respeitam a lei nesta zona, daí a necessidade de utilizar todos os meios possíveis para conter as "atividades ignóbeis destes bandidos na região noroeste da Nigéria.
"Pediu-se à população, particularmente no noroeste e em várias zonas do centro-norte (onde uma operação está em curso) para ser indulgente para com o Exército, enquanto esforços concertados estão a ser envidados para combater a insegurança”, conclui a nota.
-0- PANA MON/MA/NFB/JSG/FK/IZ 06maio2019