Agência Panafricana de Notícias

Nigéria privatiza empresa nacional de telecomunicações

Lagos- Nigéria (PANA) -- Seis empresas candidatas à aquisição de 75 por cento das acções da Empresa Nacional das Telecomunicações da Nigéria (NITEL) foram pré- seleccionadas, anunciou o Escritório das Empresas Públicas (BPE), a agência de privatização nacional.
Segundo o responsável da comunicação do BPE, Chigbo Anichebe, as empresas pré-seleccionadas são Brymedia (WA) Ltd, AF21/Spectrum Consortium, MTN Nigeria Communication Ltd, Globacom Nigeria New Generation Teleco-mmunications Ltd.
No total, 14 empresas submeteram propostas técnicas e financeiras no encerramento do consurso público, a 5 de Fevereiro corrente.
O BPE apelou a investidores potenciais interessados em aquirir pelo menos 75 por cento das acções da NITEL a nível local e internacional em Julho de 2009.
As 14 empresas pré-qualificadas pagaram um direito não reembolsável de 25 mil dólares americanos para o acesso aos dados e documentos do concurso público e assinaram o acordo de confidencialidade e não divulgação dos termos do mercado.
As precedentes tentativas de privatizar a empresa, detentora do monopólio do sector das telecomunicações e a sua ala de telefonia móvel, M-tel, fracassaram todas.