Agência Panafricana de Notícias

Nigéria prepara cimeira sobre segurança nacional

Lagos, Nigéria (PANA) – Uma cimeira nacional sobre a segurança realizar-se-á no início do ano 2012 na Nigéria no quadro dos seus esforços para lutar contra fontes de insegurança no país, em particular a seita islamita Boko Haram, cujos ataques perpetrados em três Estados do norte do país fizeram pelo menos 40 mortos e vários feridos, domingo último, dia de Natal.

Segundo o diário privado Vanguard, a Presidência da República decidiu organizar esta cimeira após a adoção das recomendações dos responsáveis de segurança reunidos domingo em Abuja, a capital federal do país, pouco depois de os insurretos de Boko Haram terem feito explodir bombas em várias igrejas em Madalla, no Estado do Níger (sudeste), em Jos, no Estado de Plateau (norte), bem como na localidade de Yobe (nordeste), onde escritórios dos Serviços de Segurança do Estado (SSS) foram igualmente atacadas por um kamikaze.

Os responsáveis dos serviços de segurança recomendaram igualmente que 2012 fosse declarado «Ano de Segurança » para atrair a atenção sobre a tarefa urgente que consiste em garantir a segurança num país ameaçado que, só em novembro último, perdeu pelo menos 65 dos seus cidadãos em atentados e ataques num único Estado.

Por outro lado, o balanço das violências de Natal eleva-se para pelo menos 40 mortos, relatou o jornal.

Este número inclui 35 pessoas mortas quando duas explosões abalaram a igreja católica de Santa Teresa em Madalla, perto de Abuja, pouco após a missa matinal, arrancando o seu teto e atirando vários corpos para os tetos das casas vizinhas.

Em Jos, um polícia foi morto num ataque repelido contra a Igreja da Montanha de Fogo e Milagres, ao passo que, em Yobe, três agentes dos SSS e um Kamikaze pereceram num ataque contra a sede destes serviços neste Estado, de acordo com um comunicado.

O Presidente nigeriano Goodluck Jonathan condenou estes atentados, declarando que estes atos contra cidadãos inocentes, num dia em que milhões de pessoas no mundo celebram o nascimento de Jesus Cristo, são cobardes e devem ser condenados por todos os Nigerianos apaixonados pela paz.

« Estes atos de violência contra cidadãos inocentes são uma ofensa deliberada contra a nossa segurança e a nossa liberdade coletivas. Os Nigerianos devem ser unidos como um só homem para os condenar », martelou o Presidente Jonathan citado num comunicado.

Segundo o jornal Sunday Trust, Boko Haram reivindicou a responsabilidade por estas violências e anunciou cometer outras nos próximos dias.

-0- PANA SEG/FJG/TBM/FK/DD 26dez2011