Agência Panafricana de Notícias

Nigéria perde $ cinco biliões anuais devido ao roubo de petróleo

Lagos, Nigéria (PANA) – A Nigéria, primeiro produtor africano de petróleo, perde anualmene cinco biliões de dólares americanos devido ao roubo de petróleo, informa quinta-feira a imprensa local.

De acordo com a fonte, o diretor-geral da filial nigeriana do gigante petroleiro internacional Shell, Mutiu Sunmonu, indicou que o roubo do petróleo é cometido por vândalos locais e pelos seus colaboradores internacionais.

Sunmonu fez estes pronunciamentos durante a sua visita quarta-feira-última em Abuja à secretária executiva de Iniciativa de Transparência das Indústrias Extrativas na Nigeria (NEITI).

Ele desmentiu nesta ocasião a ideia muito espalhada na Nigéria e segundo a qual o país não conhece o volume de petróleo bruto que produz.

"Muita gente tem a impressão de que as empresas petrolíferas não comunicam a quantidade de crude que produzem e exportam. Quero dizer aqui que o negócio do petróleo é um business internacional. As companhias deste setor são muito potentes. O código de conduta que norteia a sua atividade é tão estrito que não podem efetuar este ato, sem contar com os órgãos de controlo da Nigéria", frisou.

-0- PANA SEG/NFB/TBM/IBA/CJB/DD 29mar2012