Agência Panafricana de Notícias

Nigéria perde cerca de $ 5 milhões por dia devido à importação de arroz

Lagos, Nigéria (PANA) – A Nigéria perde um bilião de nairas (quase cinco milhões de dólares americanos) por dia devido à importação de arroz, segundo a conselheira especial do Presidente nigeriano sobre a Nova Parceria para o Desenvolvimento de África (NEPAD).

Fidelia Akuabata Njeze, citada pelo jornal privado « Vanguard » esta quinta-feira, exprimiu o seu descontentamento face à importação de arroz num fórum de atores sobre a aplicação da política do setor do arroz e plataforma de advocacia sobre a regulamentação Nigéria/CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental), na capital nigertiana, Abuja.

Igualmente conselheira especial para o mecanismo de avaliação paritária africana do Presidente nigeriano, Fidelia Njeze explicou que devido à importação de arroz a Nigéria forneceu empregos e recursos financeiros a outros países em detrimento da economia local.

No entanto, o ministro da Agricultura, Akimwumi Adesina, garantiu que o país já está a livrar-se da importação de arroz, afirmando que 2,9 milhões de toneladas métricas de arroz branqueado de alta qualidade devem ser produzidas a partir de algumas fazendas locais a partir da próxima época agrícola.

« Vamos ser a Tailândia de África em termos de produção e de exportação de arroz”, indicou Adesina ao jornal.

Segundo o governante nigeriano, quase 670 empregos foram criados em 2013 graças à produção de arroz.

O ministro da Agricultura revelou que um milhão e 900 mil toneladas métricas de arroz foram produzidas em 2013 durante as estações seca e húmida, contribuindo assim com 320 biliões de nairas 1,582 biliões de dólares americanos) para o Produto Interno Bruto (PIB).

-0- PANA SB/SEG/AKA/BEH/IBA/FK/TON 26fev2015