Agência Panafricana de Notícias

Nigéria perde cada ano $ 10 biliões em oportunidades de exportação

Lagos, Nigéria (PANA) – A Nigéria perde 10 biliões de dólares americanos por ano em oportunidades de exportação no setor agrícola, desde que passou do estatuto de exportador para o de importador nos últimos anos, segundo o seu ministro da Agricultura, Akinwumi Adesina.

Citado na imprensa local quinta-feira, Adesina declarou que vários anos de negligência por parte dos Governos anteriores provocaram um declínio rápido do setor agrícola.

“A Nigéria perde cerca de 10 biliões de dólares americanos de oportunidades de exportação de produtos agrícolas. Já que não produzimos, temos de importar. A Nigéria importa anualmente mais de um trilião de nairas de arroz, trigo, açúcar e peixes. Só as nossas importações de trigo representam 635 biliões de nairas por ano”, declarou o governante nigeriano.

Ele deplorou que a Nigéria, que foi uma exportadora de amendoim, cacau, óleo de palma e algodão esteja agora "completamente fora circuito".

« A Nigéria perdeu a sua glória no mercado mundial de amendoim. Em 1961, o país produzia 42 porcento das exportações mundiais de amendoim pelado. Em 2008, ficou completamente afastada da corrida por países como a China, os Estados Unidos e a Argentina. Em 1961, tinha no seu ativo 27 porcento das exportações mundiais de óleo de palma, mas, em 2008, a produção nacional ficou largamente abaixo das expetativas”, declarou.

Enquanto isso, prosseguiu, a Nigéria produzia 18 porcento do cacau mundial em 1961 mas, em 2008, o país foi ultrapassado pelo Gana, pela Côte d’Ivoire e pela Indonésia.

Segundo ele, a Nigéria perdeu igualmente a sua posição no setor da produção de algodão a favor de países como o Mali e o Burkina Faso.

Sobre a maneira como poderá o Governo mudar esta tendência, Adesina declarou que as autoridades devem restruturar o setor agrícola no quadro da sua visão para colocar o país entre as 20 primeiras economias do mundo até 2020.

-0- PANA SEG/FJG/AAS/IBA/FK/IZ 24fev2012