Agência Panafricana de Notícias

Nigéria pede regresso rápido da democracia no Níger

Abuja- Nigéria (PANA) -- O Senado nigeriano votou quinta-feira uma resolução que exorta a comunidade internacional e a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) a apoiar os novos chefes militares no Níger para um regresso rápido a um Governo democrático.
Os senadores declararam que o facto de os militares não terem entregue rapidamente o poder a um Governo democraticamente eleito no Níger poderá suscitar a cólera da comunidade internacional.
Ao adoptar uma moção apresentada pelo senador Anthony Manzo do partido no poder, o PDP, e apoiada por 30 outros senadores, a Alta Câmara Legislativa condenou de maneira energética o golpe de força que derrubou o Governo do Presidente Mamadou Tandja, indicando que ele podia constituir um mau exemplo pelos outros países africanos.
No termo dos debates, o presidente do Senado, David Mark, exortou os senadores Mohammed Mana e John Shagaya, ambos do PDP, a aproveitar as suas boas relações com os novos chefes militares no Níger para os persuadir a voltar à democracia.
Militares invadiram o Palácio Presidencial em Niamey, quinta-feira passada, em pleno Conselho de Ministros e detiveram o Presidente Mamadou Tandja e os seus ministros.