Nigéria no Fórum de Assouan sobre paz em África
Abuja, Nigéria (PANA) – O Presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, deixa esta terça-feira Abuja para Assouan, no Egito, a fim de participar no Fórum de Assouan destinado a definir uma “Agenda para uma Paz e Desenvolvimento Sustentáveis em África”.
O Fórum, que se realizará de 11 a 12 de dezembro de 2019, representa uma iniciativa que visa examinar os laços entre a paz e o desenvolvimento, em África, promovendo soluções africanas através do reforço de políticas e práticas.
O porta-voz do Presidente, Femi Adesina, afirmou num comunicado que a iniciativa é lançada pelo chefe de Estado egípcio, Abdel Fattah el-Sisi, na sua qualidade de presidente em exercício da União Africana (UA) e defensor da reconstrução e do desenvolvimento pós-conflito em África.
Trata-se, segundo Adesina, de uma tema recorrente do seu mandato de presidente da UA, baseado igualmente na Agenda 2063 da UA, conhecidada como "A África que queremos e a busca de soluções africanas para os problemas africanos".
O fórum vai reunir chefes de Estado e de Governo, dirigentes de organizações regionais e internacionais, de instituições financeiras, do setor privado e da sociedade civil, bem como professores universitários, visionários e eminentes peritos para debates orientados para a ação sobre as ameaças, os desafios e as oportunidades, afirmou.
O encontro deverá terminar com uma declaração sobre o tema do Fórum e tonar-se num evento anual.
A 28 de outubro de 2019, o presidente da Câmara dos Representantes do Egito, Lai Abdel Aal, entregou uma mensagem de el-Sisi ao seu homólogo nigeriano, em Abuja, em que ele lhe convidou para o primeiro Fórum de Assouan.
O Presidente nigeriano far-se-á acompanhar de três governadores estaduais, ministros e outros altos responsáveis governamentais.
O Presidente Buhari volta sexta-feira a Abuja.
-0- PANA MON/AR/ASA/TBM/FK/IZ 10dez2019