Agência Panafricana de Notícias

Nigéria nega recusar acreditações a jornalistas estrangeiros para cobertura de eleições

Abuja, Nigéria (PANA) – As informações publicadas pela imprensa sobre a recusa do Governo nigeriano de atribuir acreditações a jornalistas estrangeiras para cobrirem as próximas eleições são falsas.

Num comunicado publicado quinta-feira em Abuja , a secretária permanente do Ministério da Informação, Folasade Yemi-Esan, qualificou esta notícia de "estratagema deliberado" utilizado por alguns líderes políticos para manchar a imagem do Governo Federal antes das eleições.

Em conformidade com o seu mandato, acrescentou, o Ministério Federal da Informação de facilitar o acesso à imprensa para cobrir as atividades do Governo Federal, Yemiele examinou até ao momento, 300 pedidos de vistos de entrada de jornalistas estrangeiros para cobrirem as eleições no país.

Yemi-Esan declarou que centenas de outros pedidos recebidos pelo Ministério foram examinados nesta data, acrescentando que os que não podiam obter os seus vistos nas embaixadas nigerianas no estrangeiro, não tinham, sem dúvida, seguido os trâmites regulares para obter a acreditação.

Ela lançou um apelo aos jornalistas estrangeiros desejosos de vir ao país para cobrirem as eleições para seguirem o processo com vista a obter a acreditação, nomeadamente a apresentação das credenciais das suas organizações.

«Eles podem também postular em linha no endereço eletrónico seguinte : epd@nigeria.gov.ng » , acrescentou a secretária permanente do Ministério da Informação.

-0- PANA MON/ MA/AKA/BEH/SOC/FK/DD 6fev2015