Nigéria na segunda posição de casamentos precoces no Mundo
Abuja, Nigéria (PANA) – A Nigéria representa o segundo país do Mundo em número de casamentos precoces, com 23 milhões de raparigas casadas, pondo assim termo à sua educação, declarou o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
Bhanu Pathak, responsável da representação do UNICEF na Nigéria, indicou, no fim de semana, durante uma cerimónia organizada, em Bauchi, por casição do 30º aniversário da Convenção dos Direitos da Criança, que “muitas crianças e jovens nigerianos são deixados à sua própria sorte, sobretudo em matéria de educação”.
A Nigéria possui o maior número de petizes fora do sistema de ensino no Mundo, com mais de 10 milhões 500 mil crianças.
A cerimónia de Bauchi foi organizada pelo UNICEF e pelo Conselho para a Educação Básica Universal de Bauchi e patrocinado pelo Departamento Britânico do Desenvolvimento Internacional, com participantes provenientes de seis Estados do norte (Adamawa, Bauchi, Gombe, Jigawa, Plateau e Taraba).
Pathak reiterou a determinação do UNICEF de reforçar a parceria com o Governo nigeriano a níveis federal e dos Estados, com vista ao respeito dos direitos da criança.
Sagir Musa, presidente da «Youth Advocates For Education », declarou na sua alocução que a elevada taxa de desemprego, a ausência de competências básicas, o abuso de drogas, a agressão política e o analfabetismo fazem parte dos desafios a enfrentar pelos jovens.
Ele felicitou o Governo do Estado pela sua colaboração com a representação de Bauchi no terreno e o UNICEF por ter organizado um tal fórum que vai dar aos jovens a oportunidade para se fazer ouvir e tomar decisões relativas aos problemas que afetavam as suas vidas.
-0- PANA MON/RA/ASA/BEH/SOC/FK/IZ 11nov2019