Agência Panafricana de Notícias

Nigéria mobiliza $ 31 milhões para reabilitação do nordeste de seu território

Lagos, Nigéria (PANA) – O Governo nigeriano, em colaboração com parceiros de desenvolvimento, vai lança rum programa de intervenção de cinco biliões de nairas (31 milhões de dólares americanos), para a reabilitação da região nordeste do país, devastada pelas atividades da seita islamita Boko Haram, anunciou a ministra das Finanças, Ngozi Okonjo-Iweale.

Através deste programa, batizado "Iniciativa Federal para o Nordeste" (FINE), o Governo nigeriano quer restabelecer a esperança nesta região ao renovar escolas e centros de saúde, indicou a ministra que falava, segunda-feira em Abuja, durante a apresentação do Orçamento 2014.

Segundo ela, este programa deveria também fornecer uma ajuda adicional aos fazendeiros da região para que recuperem seus meios de subsistência.

A região do nordeste da Nigéria, com maioria muçulmana, sofreu muito da violência cometida pela seita islamita desde 2009.

Milhares de pessoas morreram e milhares de outras ficaram feridas, ao passo que bens estimados em vários milhões de nairas foram destruídos por esta violência que afeta igualmente fazendas, escolas, infraestruturas de saúde, edifícios administrativos e de serviços de segurança, entre outros.

O Governo nigeriano decretou sem sucesso o Estado de emergência nos três Estados mais flagelados no norte do país, designadamente que são Adamawa, Borno e Yobe, enquanto o Exército continua a reivindicar sucessos na sua guerra contra os terroristas.

-0- PANA SB/SEG/NFB/JSG/IBA/CJB/DD 21jan2014