Agência Panafricana de Notícias

Nigéria investiga sobre gestão de ex-presidente de comissão anti-corrupção

Lagos, Nigéria (PANA) – A Comissão Anti-Corrupção e a Assembleia Nacional da Nigéria anunciaram um inquérito sobre a gestão da presidente da Comissão de Luta contra os Crimes Económicos e Financeiros (EFCC), Farida Waziri, na sequência da sua exoneração brutal.

O Presidente nigeriano, Goodluck Jonathan, instou a Assembleia Nacional a confirmar Ibrahim Lamorde no posto de presidente desta estrutura para suceder a Farida Waziri.

Segundo investigações do jornal local « Sunday Punch », petições foram apresentadas por particulares e por organizações que acusaram Farida Waziri de diversas infrações.

O jornal, citando fontes na Assembleia Nacional e na Comissão de Luta contra os Crimes Económicos, noticiou que a antiga presidente da estrutura poderia ser brevemente chamada a defender-se contra as alegações proferidas contra ela por alguns peticionários.

Enquanto o Presidente Jonathan não se pronuncia sobre os motivos deste despedimento, as especulações indicam que esta situação se deveu a uma queixa duma parte da comunidade internacional sobre a lentidão das operações no seio da comissão desde a demissão do seu predecessor, Mallam Nuhu Ribadu.

Há igualmente informações segundo as quais o Presidente teria recebido relatórios dos serviços de segurança, acusando Farida Waziri de mau comportamento durante a sua gestão.

-0- PANA BOS/ASA/TBM/FK/TON 04dez2011